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- Linha Estacionária
Nova tecnologia: V-SRPA
A Bateria Tudor Estacionária foi concebida com o objetivo de conferir excelente desempenho elétrico aliado a alta confiabilidade e robustez. Seus compenentes internos foram dimensionados para superar as mais severas condicões de uso. Utilizando a tecnologia Ventilada com Sistema de Retenção de Particulas Ácidas, (V-SRPA) a bateria Tudor Estacionária com filtro A.G.A., inaugura essa nova categoria de tecnologia. Esta medida permitirá diferenciar esta tecnologia das categorias VRLA (Valve Regulated Lead Acid) e a Ventilada permitindo ao usuário especificar precisamente qual das tecnologias atendem suas demandas.
Filtro A.G.A.
Composto por duas camadas de filtros com porosidades e funções diferentes o filtro A.G.A. retem as partículas ácidas que são arrastada pelas moléculas de oxigênio e hidrogênio emitidas no processo de eletrólise e simultâneamente impede a passagem de centelhas que poderiam provocar a explosão da bateria. Por esta razão, o filtro A.G.A. pemite a utilização da bateria Tudor Estacionária no mesmo ambiente de pessoas e equipamentos eletrônicos. A sigla A.G.A. é a abreviação do termo em inglês Acid Gas Arrester.
SOLUÇÕES x ADVERSIDADES
Analise a condição operacional onde as baterias estarão instaladas, e identifique o conjunto de soluções técnicas que asseguram ao seu sistema um desempenho confiável.
As soluções indicadas não se limitam as adversidades assinaladas. O conjunto técnico das soluções é que permite a boa operação e consequente desempenho otimizado do conjunto. Todas as unidades industriais da Tudor são certificadas ISO 9001: 2000, e em breve teremos a certificação ISO 14000 como consequência de nossa política de qualidade.
Altas temperaturas, avalanche térmica e ripple: Saiba mais sobre os benefícios e limitações das baterias V-SRPA Tudor Estacionárias com tecnologia A.G.A.
Liga Chumbo-Calcio com alto teor de estanho
A Bateria Tudor Estacionária utiliza na placa positiva a liga Chumbo-Calcio-Estanho (PbCaSn), com alto teor de estanho e Chumbo-Calcio (PbCa) na placa negativa. Esta liga permite excelentes desempenhos em uma grande faixa de variação de temperatura (-20°C a +70°C) e em diferentes regimes de operação, tais como ciclagem e flutuação. Esta liga permite ainda que a tensão de equalização seja reduzida em comparação a liga Calcio-Calcio com baixo teor de estanho, o que resulta em um mínimo consumo do eletrólito, maximizando a vida útil das baterias Tudor Estacionária.
Eletrólito Livre
O eletrólito livre, ou seja, em estado líquido, tem a caracteristica de dissipar o aumento da temperatura interna provocada pela elevação da temperatura no ambiente externo ou pelas oscilações da rede elétrica (ripple). A tecnologia do eletrólito livre permite a operação da bateria em ambientes de alta temperatura ou em locais onde a qualidade da energia seja baixa e sujeita a variações constantes. No entanto impede o uso em posições diferentes da usual (pólos para cima)
Altas Temperaturas
As baterias VRLA, que utilizam a tecnologia de recombinação do oxigênio, são extremamente sensíveis à temperatura quando comparadas com as baterias V-SRPA, e portanto necessitam de maior atenção no gerenciamento da temperatura. A tecnologia VRLA sofre redução de até 50% da vida útil para cada 10°C acima de 25°C, contra 2% da tecnologia V-SRPA. (ver gráfico comparativo)
GRADES E PLACAS
Placas: Com design desenvolvido para suportar aplicações severas, as placas são espessas (3mm) com moldura em todo contorno da grade para melhor sustentação do material ativo, alem de filetes internos de grande espessura e fios alternados que garante a fixação do material ativo na grade. Fundidas com liga chumbo-calcio, sendo a grade positiva com alto teor de estanho, proporcionam baixa resistência elétrica e mínimo consumo de água.
Material ativo de alta densidade gerando maior acumulo de energia por placa. Essas características proporcionam uma placa robusta para assegurar o máximo de vida útil e disponibilidade da bateria.
Avalanche Térmica
Uma das principais conseqüências da operação em altas temperaturas é o fenômeno denominado "Avalanche Térmica". Avalanche térmica é a condição na qual a geração de calor excede a capacidade da bateria e do ambiente de instalação de dissipá-la. Se esta condição persistir por um longo período, a bateria sofrerá perda de água acelerada, aumento da corrente de carga e deformação do recipiente. A tecnologia V-SRPA da bateria TUDOR ESTACIONÁRIA com filtro A.G.A., permite maior dissipação de calor através do eletrólito livre (em estado líquido) e do sistema de retensão das partículas ácidas arrastadas durante a eletrólise. (Câmara de Condensação e Filtro A.G.A.). Nas baterias VRLA, o reduzido volume de eletrólito e o processo de recombinação do oxigênio aceleram a geração de calor. Se operada em condições anormais (temperatura ambiente elevada, sobrecarga, etc.) as baterias VRLA elevam a temperatura a níveis em que a bateria é incapaz de dissipá-la. Nestas condições, a temperatura da bateria VRLA aumentará a ponto de deformar os recipientes e rompê-los inutilizando a bateria.